Apresentação

Plataforma Digital: Diálogos em Educação Especial




A Plataforma Digital é um projeto de extensão  criado e aprovado em 2019, através do Edital  nº1/2019 Proex/UEMG, elaborado inicialmente por profissionais da Faculdade de Educação que faziam parte do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas Educacionais (NEPPPE).
Estamos em seu terceiro ano de funcionamento e a Plataforma tem hoje colaboradores da Faculdade de Educação-FaE/UEMG e da UEMG/Campanha, bem como colaboradores externos, ampliando sua discussão e espaço de atuação.
A proposta de elaboração do projeto vai ao encontro das demandas vividas pelas instituições educacionais da Educação Superior e da Educação Básica que mediante a legislação atual pressupõe o acesso, permanência e sucesso escolar dos alunos do público-alvo da Educação  Especial  (pessoas  com  deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/super dotação).

Neste contexto, observa-se que há um aumento  da  demanda  de  alunos  com  deficiência  nas instituições escolares  e  a necessidade  de implementação de ações,  tais  como  disponibilização  de serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovam  a  participação  destes  estudantes  na  vida  acadêmica. Acreditamos que a execução deste projeto  tem potencializado as discussões e ações sobre a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva no Ensino Superior e na Educação Básica.


OBJETIVOS

 
  • Fomentar a formação docente para a Educação Especial no Ensino Superior e na Educação Básica;
  • Dialogar com o corpo docente e demais interessados a favor do  desenvolvimento de uma prática pedagógica inclusiva, contribuindo para o atendimento das especificidades do alunado da Educação Especial na escola regular
  • Promover oficinas e/ou minicursos on-line, com o objetivo de orientar sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelos alunos público-alvo da Educação Especial;
  • Potencializar discussões e ações sobre a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.


PÚBLICO-ALVO


Como público alvo direto: os docentes da UEMG e da educação básica e superior do Estado de Minas Gerais;

Como público alvo indireto: todos os docentes, acadêmicos das licenciaturas e/ou áreas afins, bem como pais ou demais profissionais que tenham interesse pela temática em questão.


PARCERIA


O projeto possui parceria com:
  •  a AMPIC (Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação científica) que é uma entidade científica que atua sem fins lucrativos e tem por finalidade central oferecer suporte e orientação a educadores e educandos em Minas Gerais envolvidos com a iniciação científica e tecnológica;
  • o NEPPPE (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas Educacionais) que pertence a FaE/CBH/UEMG.




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