Apresentação
Plataforma Digital: Diálogos em Educação Especial
A Plataforma Digital é um projeto de extensão
criado e aprovado em 2019, através do Edital nº1/2019 Proex/UEMG, elaborado inicialmente por profissionais da Faculdade de Educação que faziam parte do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas Educacionais (NEPPPE).
Estamos em seu terceiro ano de funcionamento e a Plataforma tem hoje colaboradores da Faculdade de Educação-FaE/UEMG e da UEMG/Campanha, bem como colaboradores externos, ampliando sua discussão e espaço de atuação.
A proposta de elaboração do projeto vai
ao encontro das demandas vividas pelas instituições educacionais da Educação
Superior e da Educação Básica que mediante a legislação atual pressupõe o acesso, permanência
e sucesso escolar dos alunos do público-alvo da Educação
Especial (pessoas com deficiência, transtornos globais do
desenvolvimento e altas habilidades/super dotação).
Neste contexto, observa-se que há um aumento da demanda de alunos com deficiência nas instituições escolares e a necessidade de implementação de ações, tais como disponibilização de serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovam a participação destes estudantes na vida acadêmica. Acreditamos que a execução deste projeto tem potencializado as discussões e ações sobre a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva no Ensino Superior e na Educação Básica.
OBJETIVOS
- Fomentar a formação docente para a Educação Especial no Ensino Superior e na Educação Básica;
- Dialogar com o corpo docente e demais interessados a favor do desenvolvimento de uma prática pedagógica inclusiva, contribuindo para o atendimento das especificidades do alunado da Educação Especial na escola regular;
- Promover oficinas e/ou minicursos on-line, com
o objetivo de orientar sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade
utilizados pelos alunos público-alvo da Educação Especial;
- Potencializar discussões e ações sobre a
Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
PÚBLICO-ALVO
Como público alvo direto: os docentes da UEMG e da educação básica e superior do Estado de Minas Gerais;
Como público alvo indireto: todos os docentes, acadêmicos das licenciaturas e/ou áreas afins, bem como pais ou demais profissionais que tenham interesse pela temática em questão.
PARCERIA
O projeto possui parceria com:
- a AMPIC (Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação científica) que é uma entidade científica que atua sem fins lucrativos e tem por finalidade central oferecer suporte e orientação a educadores e educandos em Minas Gerais envolvidos com a iniciação científica e tecnológica;
- o NEPPPE (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas Educacionais) que pertence a FaE/CBH/UEMG.
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